Criar campanha

Criar e promover uma boa campanha é essencial para alcançar o seu financiamento. Aqui estão algumas dicas sobre como o fazer. Toma nota antes de submeter uma campanha no BOABOA.

1

Propõe objetivos realistas

Certifica-te que estabeleces uma meta que consegues atingir. Podes avaliar a reação do público a outros projetos e pensar no perfil dos teus potenciais apoiantes.

  1. Quão grande é a tua rede de amigos e familiares e qual a probabilidade dessas pessoas te apoiarem no teu projeto? Estatísticas indicam que cerca de 30% a 40% dos apoios têm origem neste círculo. Afinal, se a família e os amigos mais próximos não apoiam, que mensagem é passada para os restantes apoiantes?
  2. És membro de alguma associação ou grupo cujos membros tenham interesses semelhantes que possam contribuir para o teu projeto? Divulga o teu projeto nestes meios.
  3. Torna o teu discurso o mais atrativo possível para os potenciais apoiantes e oferece recompensas únicas e divertidas.
  4. É possível ultrapassar o limite inicialmente estabelecido para a campanha. Se conseguires mais do que o teu objetivo, óptimo, superaste as expetativas. Por outro lado, se sobreestimares o montante e não conseguires o objetivo dentro do prazo, todos os apoios serão devolvidos aos apoiantes.

2

Cria um discurso poderoso

Sê honesto e claro sobre o que queres realizar. Conta uma história que seja interessante e inspiradora. O tempo dos potenciais apoiantes é escasso. Comunica a tua ideia de modo simples, sucinto e que capte a atenção. Não tentes explicar tudo em 1 ou 2 minutos de vídeo. Se conseguires captar o interesse da audiência, cada pessoa poderá ler com mais detalhe a restante informação e até entrar em contacto contigo.

Explica o que o diferencia de outros projetos e porque precisas do apoio.

Cria um vídeo sobre o teu projeto, investe tempo nele e aperfeiçoa-o – esta é a tua oportunidade para convencer os teus apoiantes! Sê criativo e divirte-te. Quanto mais apelativo for o teu projecto, maiores as probabilidades de se tornar viral e criar buzz!

Vê o seguinte vídeo com alguns dicas:

3

Passa a palavra

É preciso trabalho para criar uma boa campanha e entusiasmo para promovê-la. Mostra-te apaixonado pela tua ideia e não desperdices uma única oportunidade de contar às pessoas o projeto que estás a tentar realizar. É fundamental divulgar a campanha! Não basta publicar uma vez no facebook e enviar alguns emails a amigos.

Promove-o entre amigos e familiares, e convence-os a espalharem a mensagem por ti. Lembra-te que os apoiantes serão também ótimos promotores pois terão interesse em divulgar de modo a conseguirem as suas recompensas.

Para uma probabilidade de sucesso ainda maior, utiliza as redes sociais assim como grupos, comunidades e associações para divulgar a tua campanha a pessoas que possam estar interessadas.

4

Oferece recompensas

Neste modelo de crowdfunding é necessário oferecer recompensas pelos apoios, mesmo que simbólicas.

Propõe recompensas emocionantes para chamar a atenção das pessoas e fazer com que falem da tua campanha. Sê criativo! Se recompensares os teus apoiantes com algo exclusivo ou único terás mais probabilidades de atingir o teu financiamento. As recompensas podem ser tangíveis ou intangíveis mas têm que incentivar as pessoas a tornarem-se apoiantes da tua causa.

Quanto mais sedutoras as recompensas, mais facilmente conseguirás obter apoiantes. Não tornes a escolha complicada para os apoiantes. Coloca recompensas por escalões mas tenta não ultrapassar as seis. Não é por ter um menu de 20 recompensas diferentes que atrairás mais apoiantes, antes pelo contrário. Simplifica a tua vida e a dos potenciais apoiantes.

5

Mantém as pessoas envolvidas e atualizadas

Aproveita o facto de ter uma forma de comunicação mais directa com os teus apoiantes e faz com que as pessoas se sintam parte do projeto. Mantém-as atualizadas de forma a tornar o teu projecto mais dinâmico.

As atualizações constantes conseguem manter o interesse dos apoiantes e pode até incentivá-los a espalharem a mensagem por ti, sobretudo quando estiveres perto de atingir o teu objetivo!

6

Agradece aos teus apoiantes

Pode parecer óbvio mas é importante agradecer aos teus apoiantes.

Criar campanha