Perguntas Frequentes

Perguntas gerais

O objectivo da "BoaBoa" é democratizar o apoio a projetos, porque acreditamos no empreendedorismo e criatividade em Lisboa. Os incentivos financeiros ao empreendedorismo e novas ideias, nomeadamente a projetos pequenos e médios e que consigam ultrapassar as actuais barreiras rígidas ao financiamento e à iniciativa em geral são em número reduzido. Com a ajuda dos amigos, conhecidos e desconhecidos, os Portugueses podem tornar um projeto realidade, financiando-o.

A "BoaBoa" é a plataforma de Lisboa e para Lisboa nascida da vontade de um grupo de entidades com provas dadas na dinamização das actividades empreendedoras que tenham como origem ou como destino Lisboa.

"BoaBoa" é uma maneira colaborativa de angariar apoio para projetos, produtos, serviços e ideias de lisboetas ou que que contribuam para acrescentar valor à cidade de Lisboa, numa das quatro categorias consideradas chave:

  • Empreendedorismo;
  • Empreendedorismo e Inovação Social;
  • Academia e I&D;
  • Cultura, Cidadania e Participação;

A "BoaBoa" é uma plataforma online onde qualquer pessoa ou qualquer entidade com espírito empreendedor pode angariar apoios, com a ajuda de outras pessoas, de forma rápida e transparente. Esta iniciativa é chamada "Crowdfunding".

Sim, pode seguir-nos no facebook.

Podes contactar-nos através do formulário de contacto. Todas as críticas e sugestões serão bem-vindas.

Tipologia de projetos

Podem ser aceites projetos nas áreas:
  • Empreendedorismo;
  • Empreendedorismo e Inovação Social;
  • Ciência e I&D;
  • Cultura, Cidadania e Participação;
Têm que ter em comum o facto de terem que acrescentar valor na cidade de Lisboa e envolvente.

É uma das quatro tipologias de projetos elegíveis para financiamento na "BoaBoa", em que se procura financiar uma boa ideia, preferencialmente diferenciadora, pondo em marcha um projeto de negócio.

É uma das quatro tipologias de projetos elegíveis para financiamento na plataforma "BoaBoa", define-se por ser uma iniciativa ou um projeto de negócio que procura problemas socialmente relevantes ou, ligados a públicos desfavorecidos, desenvolvendo e fortalecendo a sociedade civil.

É uma das quatro tipologias de projetos elegíveis para financiamento na "BoaBoa". Visa custear projetos e processos ou parte de processos de investigação de cariz cientifico ou académico em qualquer área do conhecimento.

É uma das quatro tipologias de projetos elegíveis na "BoaBoa". Tem por fim permitir o financiamento de causas ou ações que promovam a participação dos cidadãos e da comunidade em processos que visem a melhoria das condições de vida e da comunidade/cidade.

Qualquer pessoa ou entidade pode propor um projeto, explicando a ideia e como vão ser utilizados os fundos angariados através da "BoaBoa".

O projeto inclui duas secções importantes:

  • Descrição – onde o projeto e a equipa são apresentados. Inclui o montante a angariar, o prazo da campanha, um vídeo de apresentação e eventuais imagens e documentos adicionais
  • Recompensas – as contrapartidas propostas pelo promotor para incentivar à participação dos apoiantes

Após a validação da “BoaBoa”, a campanha é publicada e o promotor divulga-a a potenciais apoiantes.
Os apoiantes contribuem para a campanha durante um período previamente definido (com um máximo de 60 dias).
Se as contribuições atingirem ou ultrapassarem o montante previamente definido, o promotor recebe os fundos. Caso contrário, todas as contribuições são devolvidas aos apoiantes.

Na "BoaBoa" acreditamos que a mecânica do "tudo ou nada" é mais transparente e traz segurança adicional aos apoiantes.

A regra "tudo ou nada" induz os promotores a solicitar, por um lado, o menor montante possível, para haver maior probabilidade de atingir o objectivo, e, por outro, o suficiente para que possam executar o projeto. Esta boa prática funciona como auto-regulação adicional na orçamentação dos projetos publicados na "BoaBoa".

Por exemplo, se um projeto necessita de 5000 euros para se concretizar mas apenas 100 euros forem angariados durante a campanha, a concretização do projeto estará em causa, bem como a entrega das recompensas associadas; neste caso, o mais justo será devolver o montante angariado aos apoiantes.

Há muitas razões pelas quais os apoiantes investem em campanhas: efectuar uma pré-compra para receber uma recompensa exclusiva ou a custo vantajoso; apoiar uma comunidade, empresa ou sector em que acredita; colaborar e fazer parte de um projeto; ou simplesmente para ajudar um amigo a arrancar com a sua iniciativa.

Os motivos para apoiar uma campanha podem ser muitos e diferenciados, para a "BoaBoa" todos os fundamentos são válidos para apoiar projetos, produtos, serviços e ideias.

Um projeto é uma actividade com âmbito e prazos bem definidos. Pode ser a edição de um álbum ou livro, uma exposição ou um investimento num novo produto ou serviço. Não poderá ser a cobertura para custos operacionais de um negócio durante um prazo arbitrário.
Na plataforma "BoaBoa", uma campanha corresponde a um espaço em que o promotor explica o projeto que pretende financiar.

Terás que fazer os possíveis para convencer os teus apoiantes que a tua ideia é a melhor coisa que aconteceu! A apresentação tem que ser clara, interessante (apaixonante até!) e credível de modo a ganhar apoio e conseguir o financiamento. É imprescindível incluir um vídeo para ajudar a convencer os teus investidores.

Outra área muito importante corresponde às recompensas. O promotor terá que oferecer aos apoiantes contrapartidas únicas e originais que os incentivem a apoiar a sua campanha e a "vestir a camisola", tornando-se eles próprios veículos de promoção da campanha.

São contrapartidas que incentivam os apoiantes a contribuir para o seu projeto e que funcionam como forma de agradecimento.
Dependendo da quantia apoiada, o apoiante irá receber algo em troca, normalmente um produto ou serviço relacionado com o projeto.

Por exemplo, se o projeto for a edição de um álbum, as recompensas poderão ser o próprio produto final (o CD), eventualmente autografado ou com acesso a conteúdos extra. Neste caso, o apoio configura-se como uma pré-compra.

Quanto mais criativas, generosas e aliciantes as recompensas, maior a probabilidade de sucesso na angariação de apoios.

"A minha conta" é a área onde poderás consultar e editar a tua informação pessoal. Inclui também informação da conta (créditos disponíveis para investir em projetos) e solicitar o reembolso.
No separador "Editar" poderás editar o teu perfil (nome, localização, pequena bio, etc.) bem como alterar o email, password ou idioma do site.
No separador "Contribuições" poderás consultar a lista dos teus contributos a outras campanhas.
Na secção "A minha campanha" poderás propor, editar e acompanhar o desenvolvimento da tua própria campanha.

Temos pena que queiras partir, mas contacta-nos através do formulário de contacto e desactivaremos a tua conta.

Antes de mais, verifica por favor a tua caixa de SPAM (correio indesejado). Alguns servidores de internet ou programas de email podem considerar o email como tal.

Podes também pedir uma nova senha, que será re-enviada por email. Alguns emails podem demorar alguns minutos, conforme os servidores.

Por fim, caso continues com dificuldades, por favor contacta-nos para que possamos activar manualmente a tua conta.

No entanto, é necessário confirmar que consegues receber os emails da nossa plataforma, pois as confirmações de apoios, final de prazo e entrega das contrapartidas serão feitas para esse endereço.

A principal legislação é a Lei nº 102/2015 que define o regime jurídico do financiamento colaborativo.

Promotores

Sim. Podes escolher entre 20 a 60 dias para financiar o projeto.

Este prazo depende muito do projeto concreto (muitas vezes o promotor tem já uma data limite) e a equipa da "BoaBoa" ajudará o promotor a definir o mesmo.

Não é por ter mais tempo que a probabilidade de financiamento é maior! Muitas vezes, um prazo longo retira o sentido de urgência ao promotor ("ainda falta muito tempo para me mexer") e aos apoiantes ("depois volto cá para apoiar mais no final").

Só até ter sido publicada. A partir desse momento não poderás alterar prazos, montantes ou recompensas.

Mas poderás (e deverás) acrescentar novas informações, editando a descrição e/ou publicando actualizações frequentes na secção de comentários. Deverás ainda interagir e agradecer com os seus apoiantes, que o ajudarão com a divulgação se incentivados a isso.

Não, só é possível ter uma campanha activa de cada vez.

Queremos que os promotores concentrem esforços (divulgação, actualizações, etc) no projeto que estão a propor. Além disso, não queremos dividir os apoiantes entre várias campanha de um promotor.

Dito isto, incentivamos empreendedores activos a colocarem mais campanha, à medida que as forem concretizando!

Não. A Lei 102/2015 de 24 de Agosto que estabelece o regime jurídico do financiamento colaborativo no artº 13º nº2 não permite que seja colocado, em simultâneo, um mesmo projeto em mais do que uma plataforma a fim de angariar financiamento.

Acreditamos que o crowdfunding pode ser aplicado a vários tipos de projetos e áreas de actuação.

A equipa da "BoaBoa" aposta em projetos empreendedores e criativos. Com a ajuda dos seus parceiros, analisa detalhadamente cada campanha e reserva-se o direito de recusar qualquer candidatura que não seja apropriada (legal, que não reflita os valores dos nossos parceiros, com credibilidade demonstrada e com sinais de boa fé).
São analisados ainda outros factores como o conceito do projeto, equipa de promotores, plano da campanha e adequação ao modelo de crowdfunding – nomeadamente, uma estrutura de recompensas apropriada.

Os projetos submetidos na plataforma terão que contribuir para a criação de valor e/ou emprego com impacto em Lisboa e na sua envolvente.
Terão ainda que se enquadrar numa das quatro categorias chave:

  • Empreendedorismo;
  • Empreendedorismo Social e Inovação Social;
  • Academia e I&D;
  • Cultura, Cidadania e Participação;

Todo o processo decorre através da plataforma. O promotor propõe a sua campanha através do formulário online. Os estágios de cada campanha são:

  • Rascunho - O promotor pode editar e completar a informação básica ao seu ritmo. Assim que desejar, pode submeter a informação.
  • Submetido - A equipa da “BoaBoa” e os seus parceiros específicos analisam a candidatura e entram em contacto para possíveis esclarecimentos. A candidatura poderá ser aceite, recusada ou voltar para rascunho. Este processo pode demorar entre um par de dias a poucas semanas, dependendo da disponibilidade das equipas, maturidade do projeto, etc.
  • Aceite - A proposta foi revista e aceite. O promotor deve completar com mais informação, como o vídeo de apresentação e eventuais fotos ou documentos adicionais. Assim que completar, poderá pedir publicação.
  • Em validação - A proposta é validada pela nossa equipa e é acordada uma data para publicação. Poderá voltar ao passo anterior caso sejam necessárias actualizações.
  • Publicado – Boa ou, como gostamos de dizer, BoaBoa! A campanha está activa e pronta a receber apoios. Agora começa a etapa mais trabalhosa, com a divulgação da ideia e acompanhamento dos apoiantes!

A "BoaBoa" segue o modelo "tudo ou nada". Caso o montante angariado dentro do prazo estabelecido não alcance a meta proposta, os fundos entretanto angariados serão integralmente devolvido aos apoiantes. Não existe qualquer custo para ninguém, além do tempo já despendido e esforço eventualmente dedicado pelo promotor.

Uma das razões para esta mecânica é o facto de que se o promotor necessita de, por exemplo, 3000 euros para implementar o projeto e só angaria 1500 euros, o mais provável é não conseguir realizar o que se propôs e não entregar as recompensas anunciadas. Ninguém ganharia!

Assim, é importante ser que o promotor seja realista e planeie bem o montante a pedir. Este deverá ser o mínimo necessário para realizar o projeto. Se a campanha tiver sucesso poderá angariar mais do que inicialmente proposto.

Após fazer login na plataforma, basta abrires a área pessoal e clicar em "A minha campanha".

Também podes verificar o estado do financiamento na barra de progresso, mostrada em cada listagem de campanhas, que indica a percentagem conseguida até o momento.

Se no final do prazo de angariação tiveres reunido a quantia inicialmente definida (ou mais), a mesma será transferida para a tua conta bancária.

A "BoaBoa" cobrará 2,5% dessa quantia (+IVA) para suportar os custos de operação.

A "BoaBoa" cobra 2,5% da quantia angariada, unicamente se conseguires angariar a totalidade da quantidade pedida. Caso contrário, não tem custo nenhum e o dinheiro angariado é devolvido aos apoiantes.

Ao valor da eventual comissão, acresce o IVA à taxa de 23%. Por exemplo: Para um financiamento de 1000 EUR a comissão é de 25,00 EUR + IVA, ou seja 30,75 EUR.

No final do prazo da campanha, e caso a mesma alcance ou ultrapasse a meta inicial, a nossa equipa entrará em contacto para pedir os dados bancários.

Assim que tenhamos a informação bancária, daremos a ordem de transferência. Poderá demorar até dois dias úteis para que o montante fique disponível, dependendo dos bancos.

Tanto melhor! A angariação de fundos continua até ao final do período escolhido, podendo angariar mais do que 100% da quantia pedida inicialmente.

Na "BoaBoa", estabelecemos um limite mínimo de 500 euros.

As eventuais receitas para projetos de montantes inferiores torna inviável o apoio e acompanhamento que queremos prestar aos promotores e apoiantes: assessoria na preparação das campanhas e o seu acompanhamento durante e após o financiamento.

Sim, o promotor pode consultar os contactos dos seus apoiantes. Recomendamos que os utilizem para agradecer desde logo as contribuições, para dar conhecimento dos desenvolvimentos do projeto e para acordar a entrega das recompensas.

Poderão também utilizar o separador "Comentários" para realizar anúncios acerca da campanha, que serão enviados por e-mail aos apoiantes. Foi publicada uma notícia na imprensa acerca da campanha? Há desenvolvimentos do projeto? Estão na recta final e precisam da divulgação dos apoiantes? Esta é a ferramenta certa.

Por outro lado, recomendamos que respeitem a privacidade dos apoiantes e utilizem os emails com parcimónia: ninguém gosta de ser incomodado e receber spam continuamente.

Podes consultar os comentários no respectivo separador da página da campanha.

Podes ter feedback importante em relação à tua campanha, tanto de apoiantes como de amigos e potenciais interessados. Utiliza esta funcionalidade para melhorar a tua proposta!

Podes, e deves! Grande parte do sucesso no financiamento de uma campanha depende da divulgação que o próprio promotor consegue fazer através destas ferramentas.
Cada página de campanha tem essa opção para partilhar facilmente por email, facebook, linkedin e twitter.

Ainda assim, o promotor deverá complementar essa divulgação com outros canais, tanto online como offline.

Recomendamos contactar um especialista fiscal, uma vez que cada caso poderá ter as suas particularidades. Em termos gerais:

Um particular que receba apoios não tem qualquer obrigação fiscal em sede de IVA relacionada com os valores recebidos, desde que não ultrapasse os limites estabelecidos no art. 53º do CIVA, que definem o âmbito da isenção.
Para o IRS, deverá declarar os apoios enquadrado no regime de acto isolado, conforme disposto na alínea i) e h), do nº2, do art. 3º do CIRS.

Um empresa que receba apoios deverá declarar o valor de apoio recebido como um rendimento obtido, em sede de IRC. Relativamente ao IVA, dependerá do tipo de apoio recebido, que poderá ou não estar sujeito a liquidação de IVA
Por exemplo: Uma empresa que angarie financiamento e que, em contrapartida, ofereça o produto que se propõe fabricar, estará na prática a realizar uma pré-venda, pelo que o montante angariado deverá ser considerado como receita.

Os mecanismos para protecção de propriedade intelectual, tais como a protecção de marca e patentes, aplicam-se também no caso do crowdfunding.
Ainda assim, convém relembrar que ideias há muitas e muito provavelmente já alguém se lembrou do que achamos que é inovador. O que é relevante é a implementação da ideia.
Para isso, importa a equipa, o know-how, o networking, etc.

O que sugerimos é que o promotor divulgue o suficiente para atrair apoiantes e financiamento (mostrando credibilidade e capacidade de implementação) mas não tanto que outras pessoas copiem.
A maior parte dos projetos que solicitam financiamento via crowdfunding não incluem desenhos técnicos detalhados na descrição mas somente o suficiente para os apoiantes avaliarem e decidirem contribuir para o projeto.

Ao fim e ao cabo, a ideia terá que ser tornada pública a algum ponto. Com a equipa certa e o financiamento assegurado, resta implementar.
Em resumo, haverão mais vantagens em divulgar um projeto (testar o mercado) do que em o manter segredo com o argumento de não ser copiado.

Sim, todas as campanhas publicadas na “BoaBoa” terão de incluir o vídeo de apresentação e a tradução dos textos e recompensas para inglês.

Visto serem elementos que exigem maior esforço, apenas são solicitados após a primeira validação da nossa equipa, não sendo necessários numa primeira fase.

Para mais informações sobre o vídeo, por favor consulta o guia para o promotor.
Em relação à tradução, não necessita de ser integral e poderás optar por apresentar uma versão mais resumida. O objetivo é disponibilizar um site bilingue que possa receber apoios de qualquer ponto do globo.

Uma boa divulgação da campanha de crowdfunding é fundamental para o sucesso da angariação. É necessário identificar o público-alvo e as formas mais eficazes de o alcançar.

O principal responsável pelo esforço de divulgação é o promotor de cada campanha, pois é quem conhece melhor o meio específico (arquitectura, jogos de tabuleiro, moda, etc.) e quem tem acesso ao círculo próximo de apoiantes (familiares, amigos, colegas, etc.).

A "BoaBoa" complementa essa divulgação com comunicação nas redes sociais, em newsletter periódica, em sugestões automáticas para anteriores apoiantes de campanhas semelhantes, em eventos, bem como em contactos com parceiros e comunicados com a imprensa. É importante salientar que estas iniciativas da "BoaBoa" não substituem as acções do promotor, nomeadamente a activação da rede próxima, tão fundamental para o arranque de uma campanha.

Apoiantes

O primeiro passo para apoiar uma campanha, é visitar a página da mesma e introduzir o montante desejado. Após escolheres "Contribuir", poderás ainda adicionar uma mensagem personalizada de apoio ao promotor.

De seguida, deverás indicar os teus dados, para que o promotor te possa contactar. Se preferires, poderás também fazer o registo via facebook ou indicar que se trata de um apoio anónimo.

Por fim, poderás escolher a forma de pagamento: multibanco (recomendado), transferência bancária, cartão de crédito.

Além da satisfação de ajudar alguém a realizar o seu objectivo, poderás receber as recompensas que cada promotor estabelece.

As contrapartidas variam de acordo com o montante da contribuição e são normalmente produtos ou serviços relacionados com o projeto.

Podes consultá-las na página de cada campanha.

Os promotores são inteiramente responsáveis pela entrega das recompensas. A sua reputação será visível e comunicada a toda a comunidade. Este escrutínio e transparência contribui para o bom funcionamento do mecanismo.

Por outro lado, a BOABOA avalia e acompanha todo o processo, desde a preparação do projeto, a angariação até à entrega.

Sim, esse procedimento faz parte da mecânica "tudo-ou-nada" que a BOABOA segue.
Caso uma campanha não consiga angariar a totalidade do montante solicitado dentro do prazo especificado, os fundos são devolvidos aos apoiantes.

Como não temos informação sobre a conta bancária dos utilizadores, esta devolução é efectuada para a conta BOABOA. O saldo resultante poderá ser utilizado para:

  • Apoiar outro projeto activo
  • Aguardar por futuros projetos
  • Pedir a devolução (ver questão seguinte)

Sim, qualquer montante disponível (não alocado a nenhuma campanha) pode ser levantado. Basta fazeres o pedido de levantamento no site e o dinheiro será devolvido para a tua conta bancária. Os dados bancários (IBAN) são apenas utilizados para efectuar a devolução e, de seguida, eliminados do sistema.

As formas de pagamento disponíveis estão enumeradas com mais detalhe na página de pagamentos.

Caso opte por pagamento multibanco ou cartão de crédito, existe um custo a pagar às entidades que gerem os respectivos serviços.
Esse valor está descrito na página de pagamentos e depende do montante do pagamento.

Como a BOABOA cobra aos promotores em caso de sucesso, é impossível absorver estes custos para todos os pagamentos, daí serem passados para cada um dos apoiantes.

Para montantes acima de 50 euros, onde essas comissões de pagamentos são mais significativas, é disponibilizada a opção de transferência bancária.
Como o cruzamento dos comprovativos com o extracto bancário é um processo manual e mais demorado, esta opção só se encontra disponível acima desse montante.

Não. A comissão é cobrada pelos parceiros que gerem os serviços de pagamento, independentemente do sucesso das campanhas. Como tal, não poderá ser devolvida.
A BOABOA devolve o montante líquido ao apoiante, que poderá utilizar para outras campanhas, ou pedir a devolução.

Sim, claro! Poderás esclarecer informações ou sugerir outro tipo de participação na campanha, por exemplo.

Na página da campanha, existe uma caixa do lado direito com informação sobre o promotor, como o website e formulário para enviar uma mensagem electrónica.

Podes reforçar a sua contribuição a um projeto cuja campanha ainda esteja a decorrer.
Basta repetires o processo de apoio e o montante será acumulado com o apoio anterior.
No final da campanha, poderás definir com o promotor se deseja duas recompensas pelos dois apoios ou uma correspondente ao valor total das contribuições.

Se quiseres efetuar um apoio anónimo, basta assinalares esta opção durante o processo de apoio. A tua conta será criada na BOABOA (para que possa receber atualizações da campanha, devoluções caso os projetos não terminem com sucesso, etc.) mas nenhuma informação (nome, endereço de e-mail, etc.) será partilhada com o promotor nem com o público. O apoio aparecerá como "Anónimo" na lista de apoiantes das campanhas.

Independentemente do username que decidires colocar, o endereço de e-mail é partilhado com o promotor, de maneira a que este possa agradecer o apoio e eventualmente combinar a entrega da recompensa, a não ser que tenhas escolhido a opção "Apoio anónimo".