«Vê além do que ouves» foi o mote e o desafio aceite a partir do qual nasceu o Muvi - Festival Internacional de Música no Cinema, o único festival de cinema específico sobre música em Portugal, que de 15 a 20 de novembro de 2017 regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, para a quarta edição.

A primeira edição, de 3 a 7 de setembro de 2014, contou com cerca de 2.000 pessoas, 78 filmes (entre longas, curtas e vídeos musicais), quatro concertos, quatro apresentações e quatro djsets. 

Na segunda edição, de 1 a 7 de dezembro de 2015, estiveram presentes 3.200 pessoas, foram exibidos 192 filmes (entre longas, curtas, vídeos musicais, sessões especiais e retrospetivas), sete concertos, quatro exposições e quatro apresentações.

À terceira edição, de 29 de novembro a 5 de dezembro, não quiseram faltar 5.500 pessoas que testemunharam a exibição de 200 filmes (entre longas, curtas, vídeos musicais, sessões especiais e retrospetivas, algumas com a presença de convidados especiais), sete concertos, dois cine-concertos, cinco exposições e nove sessões/apresentações gratuitas.

Nas três edições, parte do financiamento foi suportado através desta plataforma de Crowdfunding.

Estruturámos um line-up com três partes distintas:

  1. Secção Competitiva Nacional & Internacional de longas e curtas-metragens, documentários e filme biográficos sobre música, e vídeos musicais, com produção a partir de dezembro de 2016.
  2. Secção Não-Competitiva onde tentaremos incluir efemérides dentro do universo musical.
  3. Eventos Paralelos com Exposições, Festas, Workshops e Showcases.

O nosso objetivo é propiciar e alcançar a sinergia perfeita para a exibição da melhor produção mundial de cinema sobre música, garantindo o máximo de envolvimento por parte do público que gosta deste cinema e da própria indústria da música e do cinema. Deste modo, potenciamos a criação destas obras – centenas de filmes sobre música são produzidos anualmente - e a sua circulação sem fronteiras.

Queremos que o Muvi seja a referência para este tipo de cinema de forma a servir de trampolim a artistas nacionais para que possam promover a sua arte em Portugal e junto da comunidade internacional, através de parcerias com festivais de idêntica filosofia. Sintonizem o vosso olhar: a música agora é outra.

Sobre o promotor: 

Os nossos passos nos meandros da produção têm sensivelmente quatro anos, tempo que se cruza com a fundação da cooperativa cultural FWD Coop.

Começámos por produzir o projeto Out Of The Box em diversas salas da capital portuguesa – Caixa Económica Operária, Santiago Alquimista, Fontória e Sabotage (estas últimas no formato MuviCalling, festas de antecipação do Muvi, com exibição de filmes, concertos e djs) –, promovendo noites de simbiose entre a música e outras artes. No mesmo espaço e na mesma noite, diversos espetáculos sucediam à mesma hora. Falamos de dança, teatro, leitura de poemas, concertos, performances, exposições (ilustrações, fotografias ou pintura) e djsets.

O nosso segundo projeto foi precisamente o Muvi, ideia que se transformou em realidade assim que houve "luz verde" da EGEAC, detentora do Cinema São Jorge, em Lisboa. No total foram apenas três meses para produzir a primeira edição do festival.

Nele trabalharam ativamente os nossos amigos e a quem muito agradecemos: Bruno Perdigão, Filipa Marta, Maria Freire de Andrade, Catarina Sanches, Mafalda Vieira da Silva, Francisco Ferreira, João Robalo, Inês Sanches, Sara David, Inês Ramos, Beatriz Saraiva, Inês Farinha, Inês Fonseca, Inês Pessoa, Joana Vale, Ana Bernardino, Maria João Bernardo, Cláudia Sousa, Carla Oliveira, Maria Marta, Elsa Santos, Paulo Albuquerque, Hugo Suíssas, Nicolae Negura, Raquel Silva, Rui Alves de Sousa, Vinicius Wasconcelos, Pedro Ferreira, Ana Marques, António Medeiros.

Orçamento e prazos: 

Um projeto desta natureza é complexo e exige uma equipa sólida onde salientamos os seguintes pontos de ação:

  • Secção competitiva (nacional e internacional) com filmes em competição + comité de seleção dos filmes
  • Filmes para as secções não competitivas
  • Tradução e legendagem de filmes
  • Conversão dos filmes a serem exibidos no formato DCP
  • Design + copywriting das peças de divulgação do festival
  • Impressão e produção das peças gráficas
  • Sponsoring, comunicação, marketing e assessoria de imprensa
  • Voluntários durante os dias do festival
  • Webdesign + development do site do festival
  • Organização, programação e produção do festival
  • Distribuição de flyers, cartazes
  • Fotografia, vídeos e teasers promocionais para a imprensa
  • Showcases, workshops, exposições, festas

 

Orçamento estimado e reduzido por fazermos parte do trabalho com recursos internos:

  • Secção competitiva (nacional e internacional) com filmes em competição + comité de seleção dos filmes = 0€
  • Filmes para as secções não competitivas = 300 €
  • Showcases, workshops, exposições, festas = 700 €
  • Tradução e legendagem de filmes = 400 €
  • Conversão do filme a ser exibido no formato DCP = 0 €
  • Design + copywriting das peças de divulgação do festival = 0 €
  • Impressão e produção das peças gráficas = 1.000 €
  • Sponsoring , comunicação, marketing e assessoria de imprensa = 0 €
  • Voluntários durante os dias do festival = 100 € (catering)
  • Webdesign + development do site do festival = 0 €
  • Organização, programação e produção do festival = 0 €
  • Distribuição de flyers, cartazes = 0 €
  • Fotografia, vídeos e teasers promocionais para a imprensa = 0 €

Total estimado = 2.500 €

O vosso apoio através do crowdfunding, no valor de 1.000 €, será importante para conseguirmos suportar os custos de impressão de materiais de divulgação do festival como folhetos, diptícos, catálogos, flyers, cartazes, mupis, etc.

Imagens: